/ Academia Baiana De Educação

Demanda por remédios à base dos princípios ativos da maconha tem crescido no Brasil

Isto ocorre apesar do governo Jair Bolsonaro ser contra

Apesar de o governo Jair Bolsonaro se mostrar contra qualquer medida que facilite a comercialização ou uso medicinal de medicamentos contendo princípios ativos da maconha, a demanda por remédios à base da erva tem crescido no Brasil. O acesso vem sendo facilitado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. No início deste mês, o corpo técnico da agência publicou uma resolução para acelerar e facilitar o alcance aos remédios. A medida simplifica o cadastro dos pacientes que precisam dos medicamentos. Nos últimos seis anos, os pedidos para importar medicamentos à base de cannabis cresceram mais de 2.400% no país, saltando de 896, em 2015, para 19 mil no ano passado. E a marca de 2020 já foi superada em 2021. De janeiro a setembro, a Anvisa recebeu 22 mil solicitações. A importação de produtos derivados de cannabis deve ser somente para uso próprio e com prescrição de um profissional legalmente habilitado. As medidas da agência vão na contramão do que deseja e prega Bolsonaro. Ao se referir ao assunto, o presidente tenta manter uma conexão com sua ala ideológica mais conservadora, que sempre associou a maconha a uma prática de pessoas com inclinação de esquerda.

Fonte Revista Crusoé